123

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Pesquisa no Google mostra parcialidade da imprensa eletrônica na campanha à prefeitura em Porto Velho.

No dia 30/07/2012, entre 10:00 e 10:30 hs, fizemos uma pesquisa no mecanismo de busca do Google na internet, utilizando os seguintes filtros: "notícias"; "na última semana"; "qualquer conteúdo"; "classificados por data"; "mostrar duplicações" e obtivemos o resultado mostrado no quadro abaixo:

termos pesquisados número de ocorrências
candidato mário sérgio  2010
candidato mário português 594
candidato mauro nazif 135
candidata mariana carvalho 119
candidata fátima cleide 48
candidato lindomar garçom 7
candidato médico josé augusto 5
candidato jaderson silva  4
candidato aluisio vidal 0

Para exemplificar o que dizem os dados acima apresentados: o candidadto Mário Sérgio, na última semana, foi citado 2010 vezes nos jornais de internet, seguido pelo Mário Portugues, que foi citado 594 vezes, mais de dez vezes o número de citações de Fátima Cleide. Esses números são eloquentes por si só. Mesmo carecendo de um tratamento estatístico mais rigoroso já nos permite constatar a parcialidade com que as campanhas dos candidatos são tratadas pela imprensa que usa a internet como mídia. A simples constatação da ocorrência dos termos pesquisados, já mostra a diferente cobertura e se somarmos a isso o conteúdo das matérias, a coisa é brutal e chega a ser um massacre persecutório. Cerca de um terço das 48 ocorrências que citam a candidata Fátima Cleide são de cunho sobejamente negativos, ou com intensões de passar mensagens de cunho preconceituso.

Na próxima semana, no dia 06/08/2012, na mesma hora, faremos outra pesquisa pra saber quem será o queridinho da imprensa eletrônica em Porto Velho. Quem dá mais???



Nenhum comentário:

Postar um comentário