123

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Jorge Viana é escolhido relator do projeto do Código Florestal no Senado.

Jorge Viana e a florestania acreana
O Senador Jorge Viana do PT acreano foi escolhido para ser o relator do projeto do código florestal no senado federal. Assume uma grande responsabilidade, a de corrgir os flancos descobertos deixados pela Câmara dos Deputados. "Devemos procurar um acordo onde o país ganhe e o meio ambiente ganhe também. Não pode o meio ambiente sair perdendo na hora que a gente faz a revisão da mais importante lei sobre a questão ambiental no país", disse o senador Jorge Viana (PT/AC) ao ser anunciado, pelo presidente da Comissão do Meio Ambiente, senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), como relator da proposta de reformulação do Código Florestal na tarde desta quarta-feira.

Viana, segundo Rollemberg, foi escolhido por "reunir todas as condições para isso": "além da experiência como governador e engenheiro florestal, possui uma grande capacidade de diálogo dentro das forças políticas" .

Esse bom trânsito, inclusive, foi apontado pelo próprio petista como uma das habilidades que pretende usar a fim de consolidar a matéria da melhor maneira possível. "Indicado como relator, eu não posso desprezar, por exemplo, conversar com o deputado Aldo [Rebelo], que acumulou uma experiência enorme. Tenho que ouvir as lideranças da Câmara, o Governo e especialmente a sociedade. No meu entendimento, é bom fazer um acordo de olho na Câmara, porque não devemos fazer modificações a revelia de lá. Daqui a pouco volta pra lá e muda de novo. Isso não produz", afirmou.

Entretanto, Jorge Viana sinalizou que o texto aprovado pela Câmara precisa de reparos. Segundo ele, os pontos que chegaram ao Senado sem consenso são bons para fomentar o debate e amadurecer a matéria, mas é preciso cautela "porque nós estamos falando de um código que trata de técnica e uma palavra mal colocada cria um contencioso jurídico sem fim".

fonte: Agência Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário