123

domingo, 15 de maio de 2011

PT negocia coligações com PMDB e voto distrital com PSDB.

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, informou que terá encontros nesta semana com representantes do PMDB, PSDB e com Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, que articula a criação do PSD. Na pauta, estão questões relacionadas às eleições municipais de 2012. Com PMDB, aliado no apoio ao governo federal, o debate é sobre alianças. Com o PSDB, o debate envolve a possibilidade de se testar o voto distrital no pleito do próximo ano.

Nesta segunda-feira (16), em São Paulo, Falcão afirma que encontra o ex-governador paulista José Serra (PSDB). A reunião foi solicitada pelo político oposicionista para tratar da possibilidade de adoção do voto distrital. “Ele quer debater comigo a ideia de testar já na eleição de 2012 o voto distrital em cidades com mais de 200 mil eleitores. É uma proposta com a qual nós estamos de acordo, então vamos dialogar com ele”, disse.

O PT trabalha, dentro das comissões especiais que discutem a reforma política no Congresso Nacional, para a instalação do voto em lista partidária para o Legislativo – em que cada legenda define a ordem dos candidatos e os eleitores optam por partidos. O PSDB é favorável ao voto distrital misto, com metade das vagas definidas por ordem de votação (sem coeficiente eleitoral) e outra metade definida em disputas dentro de distritos definidos dentro do estado.

Dois dias depois, em Brasília, será a vez de discutir com o presidente nacional do PMDB, o senador Valdir Raupp (RO). O tema da conversa são os rumos dos dois partidos nas eleições municipais de 2012 políticas públicas e programas que estejam em sintonia com o projeto nacional do PT.

Rui Falcão também confirmou que vai se reunir na próxima sexta-feira (20), com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

fonte: http://www.redebrasilatual.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário