123

segunda-feira, 28 de março de 2011

Novo presidente do Incra tem chancela do MST

Novo Presidente do INCRA
JOÃO CARLOS MAGALHÃES (*)

O engenheiro agrônomo Celso Lacerda será o novo presidente do Incra (Instituto Nacional da Colonização e Reforma Agrária). Ele substituirá Rolf Hackbart, desde setembro de 2003 à frente do órgão. Considerado um nome técnico, Lacerda é hoje diretor de Obtenção de Terras e Implantação de Projetos de Assentamento do Incra. Sua nomeação, cogitada pela cúpula do governo desde janeiro, deve ser publicada no "Diário Oficial" da União na próxima segunda-feira. A posse pode ocorrer já na terça.

Ligado ao PT do Paraná, Estado em que foi superintendente do Incra antes de chegar a Brasília, Lacerda tem a chancela do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). No espectro ideológico, está mais à esquerda do que Hackbart, afirmaram à Folha funcionários do órgão. A expectativa é que ele possa ampliar a reforma agrária, cujos resultados durante os oito anos de governo Lula foram criticados por movimentos sociais agrários.

Lacerda terá de lidar também com planos do governo para mudar a atual estrutura administrativa do Incra, concentrando poder e dinheiro em Brasília e esvaziando as superintendências regionais. Uma minuta de decreto prevê a criação de uma "diretoria-geral" para o órgão, para "coordenar e supervisionar as superintendências regionais na execução das suas atividades finalísticas", além de "coordenar e monitorar a programação orçamentária e financeira".

Outra novidade, segundo a minuta, será a "corregedoria-geral", que acompanhará "o desempenho dos servidores e dirigentes das unidades do Incra, fiscalizando e avaliando sua conduta funcional".

(*) da Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário