123

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Um pouco da história do fundador do PT em Rondônia.

Jornalista Montezuma Cruz conta um pouco da história do comunista Odair Cordeiro (foto), fundador do PT em Rondônia e que faleceu no último dia 16.

O PT quando começou, vocês se lembram, tinha um tanto de filiados em Porto Velho que, apertadamente, lotavam uma Kombi (ou uma Rural Willys, conforme o gosto do freguês).
... Desconfiado e angustiado, Odair chamou-me às pressas, mais cedo que o de costume, à modesta sede do Bairro do Cruzeiro. Lá estava, há meia hora, uma observadora da Justiça Eleitoral. A convenção teria que sair a todo custo, presidida por mim, então secretário. E assim foi.
Odair veio ser o presidente do partido. Esse militante paulista nascido em Catanduva e com alguns anos vividos em São José do Rio Preto fora preso político nos anos 1970, no DOI-CODI de São Paulo, junto com o goiano Athos Pereira. Desembarcava em Rondônia pouco depois que José Neumar, mestre Ataíde e Bernardo Lopes se reuniam sucessivas vezes com um pequeno grupo de pessoas para fundar o PT, inicialmente na capital.

Leia a homenagem completa em http://www.folhaderondonia.com.br/noticias/noticia.php?ID=7090

Nenhum comentário:

Postar um comentário