123

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Chega de apenas discurso. Para construir uma nova sociedade é preciso agir.

No site http://www.scn.org/mpfc/sitep.htm há interessante material sobre "Empoderamento de Comunidades". Postamos abaixo uma pequena amostra.

"Muitas pessoas, incluindo políticos e jornalistas, quando visitam as comunidades, querem observar as infraestruturas (por ex: latrinas, estrada, clínica, bomba de água ou escola) e avaliar o sucesso do programa de acordo com a sua estrutura física.

Apesar de muitas dessas estruturas serem os objectivos imediatos das próprias comunidades, não são os objectivos final do fortalecimento da comunidade. Para os mobilizadores, a infraestrutura é apenas um meio de promover a mudança social nas comunidades.

Os nossos objetivos estão incluidos na vertente "mudança social" do desenvolvimento.

Tentamos motivar e apoiar as organizações da comunidade a construir novas infraestruturas ou a recuperar e manter as já existentes. Ou seja, os objectivos da comunidade são esencialmente os objetos físicos, como o posto de saúde, a estrada, a ponte, rede de abastecimento de água, esgotos e fossas. Dizemos que estes são apenas meio e não fim pois os objetivos permanente de fortalecer a capacidade da comunidade concentram-se nas pessoas, o modo como se organizam, como se relacionam com a liderança e governo interno e externo, as suas atitudades, comportamentos, competências e organização institucional.

Os objectivos do empoderamento da comunidade, por conseguinte, estão relacionados com o elemento humano do desenvolvimento, e as infraestruturas físicas e a sua contrução e manutenção são apenas um "meio" e não o fim.

Os objetos visíveis (água, educação, saúde) são secundários na ordem de importância, desde que a escolha do tipo de atividade seja feita por consenso e identificada como prioritária pela própria comunidade.

Uma escola construida por uma comunidade é o resultado não só da formação que a comunidade recebeu em gestão, mas também dos meios ou estratégia que utilizaram a ação da comunidade para melhorar a sua capacidade de auto-desenvolvimento. O sucesso não é a clínica, mas sim a capacidade da comunidade (de escolha, planejamento e construção)...

para conhecer mais, consulte http://www.scn.org/mpfc/modules/emp-intp.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário