123

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Você sabe o que é Mistanásia?

A grande maioria das vítimas da mistanásia são pessoas pobres, vítimas da exclusão social e econômica, pessoas que levam uma vida precária, desprovidas dos cuidados de saúde e que morrem prematuramente.O termo mistanásia foi sugerido para denominar a morte miserável, fora e antes da hora. Dentre a grande categoria de mistanásia, há três situações: primeiro, a grande massa de doentes e deficientes que, por motivos políticos, sociais e econômicos, não chegam a ser pacientes, pois não conseguem ingressar efetivamente no sistema de atendimento médico; segundo, os doentes que conseguem ser pacientes para, em seguida, se tornar vítimas de erro médico e, terceiro, os pacientes que acabam sendo vítimas de má-prática por motivos econômicos, cientificos ou sociopolíticos.

A mistanásia é uma categoria que nos permite levar a sério o fenômeno da maldade humana. Também inclui o comportamento daqueles que se omitem e fingem não conhecer os resultados de nossa civilização excludente e perversa. A mistanásia pode ser comprovada diariamente em vários meios sociais. Todo mundo sabe e ninguem faz nada.

Pode ser vista frequentemente na Central de Urgência e Emergência, onde se pode presenciar a agonia de pacientes que sofrem junto a seus familiares a espera de leitos vagos nas UTIs.

Certo é que a saúde pública necessita ser vista com mais humanidade. Desta forma, o Estado, enquanto provedor de Dignidade da Vida, deve direcionar todos os esforços no combate à mazelas humanas, como é o caso de milhões de famintos, moradores de rua e outros miseráveis em condições que atentam contra a vida dígna.

fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1673921-mistanásia/

3 comentários:

  1. será que houve mudança no que tange a gestão PT como presidente do brasil, nestes 12 anos?

    como cidadão me sinto triste.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://pt.slideshare.net/manoelromao/governo-luladilma-uma-anlise-econmica-do-perodo

      Excluir
  2. houve sem achar que os que antecederam fizeram foi muito pouco e acredito que se a dilma sair nao vai melhorar. e preciso haver novas eleiçoes. o povo coloca , o povo tira. esses que tao nao merece governar o Brasil, ja temos experiencia. Portanto eleiçoes já. E o povo vai escolher, o temer se candidadta e concorre....se ganhar tem legitimidade.

    ResponderExcluir