123

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Discurso de Valter Pomar na reunião do Diretório Nacional

Na reunião do Diretório Nacional do PT ocorrida no dia 19 de novembro, o companheiro Valter Pomar fez sua intervenção apontando alguns pontos de vista que tambem julgamos como importantes. No site Página13, Valter escreve breve resumo de sua exposiçao naquele evento. Abaixo transcrevemos um trecho:

"Para dar conta destas mudanças, que conformam um novo cenário, teremos que enfrentar e superar três impasses estratégicos.
Primeiro: a política de melhorar a vida dos pobres, sem tocar na riqueza dos milionários, reforça o preconceito de uma parcela dos setores médios contra nós. Pois na prática estes setores perdem, em relação aos pobres, especialmente em termos de status.
Segundo: melhorar a vida material dos pobres, sem melhorar em grau equivalente a sua cultura política, deixa uma parcela dos que melhoraram de vida sujeitos à influência das igrejas conservadoras e do Vaticano, dos meios de comunicação monopolistas e da educação tradicional. Aqui vale ressaltar que a disputa de valores faz parte da disputa política. Não percebe isto quem acha que fazer política é “administrar”, esquecendo que a “percepção das obras” é mediada pela ideologia, pela visão de mundo, pela luta política.
Terceiro: o PT ganhou sua terceira eleição presidencial, mas ao mesmo tempo enfrenta cada vez mais dificuldades para hegemonizar o processo."
Para ler o artigo completo veja em http://pagina13.org.br/?p=5128

Nenhum comentário:

Postar um comentário